Como organizar as contas da empresa?
Como Organizar As Contas da Empresa?
Esta é uma dúvida comum: como organizar as contas da empresa? Muitos empreendedores, especialmente os de micro e pequenas empresas, acabam perdendo o controle sobre os gastos, ganhos e perdas.
Ter as contas organizadas, muito além de refletir a realidade da empresa, mostra o potencial do empreendimento em continuar crescendo ou não. Além disso, o empresário que tem as contas organizadas mantém sob seus olhos o mapeamento de onde o dinheiro circula, permitindo organizar a empresa também em relação ao funcionamento dos setores.
Importância de organizar as contas da empresa
Micro e pequenas empresas têm características diferentes das empresas maiores. Uma delas é, justamente, a contabilidade. Muitos empresários ainda misturam as contas da empresa com as finanças pessoais ou, até mesmo, com a de outros empreendimentos.
Isso é muito grave, porque maquia a realidade do negócio, impedindo a visualização de problemas financeiros que podem levar à falência. Por sinal, praticamente metade das micro e pequenas empresas que abrem as portas no Brasil fecham menos de dois anos depois, devido à falta de organização das suas contas.
Primeiros passos para organizar as contas da empresa
O primeiro e mais importante passo para você organizar definitivamente a vida financeira do seu negócio é anotar. Anotar tudo: o valor de custo de cada produto ou serviço, o valor do seu estoque, os custos com aluguel, funcionários, contas fixas, estrutura. Anotar cada venda e cada gasto. Só assim você realmente verá de onde vem e para onde vai o dinheiro do seu empreendimento.
A boa notícia é que, hoje em dia, existem ferramentas informáticas que fazem grande parte deste trabalho automaticamente, bastando apenas preencher com os dados atualizados. Todos os cálculos são realizados por estes sistemas, que emitem relatórios super precisos sobre a realidade do seu negócio.
Um deles é a Avisu. Além de ser totalmente online, permitindo o acesso de qualquer lugar, a Avisu é uma trilha onde você mesmo faz a gestão e a organização da sua empresa de forma prática e autodidata.
Depois de fazer todas as anotações, é hora de separar o que é ativo, o que é custo, o que é investimento e capital de giro.
Nos ativos, estarão os produtos em estoque, as matérias-primas, os patrimônios e o valor de marca da sua empresa. Nos custos, entram todas as contas fixas, valores pagos nas compras, salários etc. Nos investimentos, caso a sua empresa tenha, são elencados os valores aplicados em cada modalidade investida e, por fim, o capital de giro é o montante guardado para realizar o equilíbrio do caixa até que as vendas sejam suficientes para mantê-lo.
Conclusão
Agora que você já sabe a importância de organizar as contas da sua empresa, que tal conhecer a plataforma Avisu e saber um pouco mais sobre esse tema? Ela é simples, online e gratuita. Basta clicar aqui.
Até a próxima!