5 passos para começar a gerenciar uma empresa
A diferença entre empresário e gestor
A maioria das empresas brasileiras são fruto do empreendimento direto do seu dono, ou seja: começou a desenvolver um trabalho, que se tornou a principal renda, transformando-se numa empresa.
Neste contexto, nem sempre ser empresário significa, também, ser gerente ou saber gerenciar. Isto acontece na maior parte das pequenas empresas porque o próprio empresário está acostumado a realizar grande parte das atividades, desde a organização das contas, até a compra, venda, produção etc.
O empresário é o dono, o proprietário do negócio, da marca, da empresa. Já o gerente ou gestor é um profissional responsável pela criação e andamento dos processos da empresa. É quem fiscaliza e dinamiza a operação, o cotidiano do empreendimento.
Quais as principais funções do gerente?
Entre as principais atividades do gerente estão a definição do modo de trabalho, ou seja, a da forma como o setor que ele gerencia irá desenvolver o seu papel dentro da organização. Além disso, o gerente também pode ser o responsável por contratar, treinar e manter a equipe de profissionais, elaborar relatórios diversos do setor para serem apresentados aos proprietários, estudar e aplicar melhorias nos processos de trabalho da equipe, entre outras funções.
Cabe ao gerente, ainda, ter o controle de determinados indicadores da empresa: vendas, estoque, ticket médio, crescimento etc. Normalmente, são dados e ações que o empresário já não consegue realizar, devido ao acúmulo de outras várias tarefas que são próprias de quem é dono de um negócio.
5 passos para começar a gerenciar uma empresa
Os primeiros passos para quem deseja gerenciar uma empresa são:
1 - DEFINIR PROCESSOS E MEIOS DE TRABALHO: encontrar a melhor forma de realizar a função de cada setor, buscando a máxima eficiência, economia e rentabilidade.
2 - MONTAR, TREINAR E MANTER A EQUIPE: se a sua empresa tiver diferentes setores, com vários funcionários, o gerente deverá participar do processo de seleção, contribuindo diretamente com a formação do time de profissionais contratados. Também deverá auxiliar na capacitação e na manutenção destes colaboradores na equipe.
3 - CRIAR OU ENTENDER AS MÉTRICAS IMPORTANTES DE SEU SETOR: Qualidade e eficiência se traduzem em números. Por isso, gerenciar é um processo onde os dados são essenciais. O gestor deve criar ou escolher quais as métricas são importantes para o seu setor, mostrando a produtividade e a rentabilidade através de números.
4 - CRIAR RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO: Tão importante quanto definir as métricas é saber como elas estão se comportando ao longo do tempo. Por isso, criar relatórios gerenciais periódicos também é uma forma de gerir a empresa de modo responsável e seguro.
5 - DELEGAR E COBRAR TAREFAS: o gerente deve sempre saber como se realiza cada etapa dentro do setor que comanda. Porém, não deve ser ele, diretamente, a fazê-las. É importante saber delegar tarefas, impor prazos e cobrar dos colaboradores o andamento de cada uma. Desta forma, o gestor conseguirá dedicar tempo à análise dos resultados.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é gerenciar uma empresa, que tal conhecer a Avisu? A Avisu é uma plataforma totalmente online, gratuita e com uma trilha completa de gestão para empresas. Você pode acessar a Avisu clicando aqui.
Até a próxima!